resenha a guardiã de histórias

julho 19, 2016

Título Original:  The Archived
Autor (es):   Victoria Schwab
Editora:  Betrand Brasil
Número de páginas: 315
Skoob:  Aqui
Sinopse: Imagine um lugar onde, como livros, os mortos repousam em prateleiras. Cada corpo tem uma história para contar, uma vida disposta em imagens que apenas os Bibliotecários podem ler. Aqui, os mortos são chamados de Histórias, e o vasto domínio em que eles descansam é o Arquivo. Mackenzie Bishop é uma implacável Guardiã, cuja tarefa é impedir Histórias – geralmente violentas – de acordar e fugir do Arquivo. Naqueles domínios, os mortos jamais devem ser perturbados, mas alguém parece estar, deliberadamente, alterando Histórias e apagando seus trechos essenciais. A menos que Mac consiga juntar as peças restantes, o próprio Arquivo sofrerá as consequências.



                              " A curiosidade é a porta de entrada para o vício da compaixão " - Página 37.


       Mackenzie Bishop ( ou apenas Mac ) se mudou recentemente com sua família para um antigo prédio, que antes era um hotel, chamado Coronado. O motivo da mudança era clara: deixar o passado se desfazer e seguir em frente em uma nova casa, com novos vizinhos e novas Histórias...

        Após a morte somos levados a lugar denominado biblioteca 
onde em gavetas nossas Histórias com M maiúsculo dormem ao serem  postas e catalogadas tais como os livros em bibliotecas de verdade. Nesse livro temos um mundo novo e totalmente criativo onde nossas histórias são armazenadas porém não pense que é tão fácil assim....

                   "Verdades parciais são muito mais confusas do que mentiras completas" - Página 189 

        Os estreitos é o lugar entre o mundo real e o mundo "aéreo" onde as Histórias que acordam, por causa do barulho na biblioteca, costumam ficar e quanto mais tempo uma História ficar acordada nos estreitos mais ela fica irritada e confusa, muitas vezes agressiva e perigosa quando isso acontece o que é o normal, usamos o termo desgarrar. O trabalho do guardião é justamente por de volta as histórias no seu devido lugar antes que comecem a se desgarrar e se tornarem perigosas. 

       O avô de Mac, Anthony, a quem ela chama carinhosamente de Da a treinou desde muito nova para tomar seu cargo como Guardiã de Histórias e têm bastante influência para Mac já que Da era a quem mais recorria e ambos têm uma relação de avô e neta muito afetiva.

              "[...] Todos me fazem lembrar que não é a calma que me faz continuar. É o medo. Da costumava dizer só os idiotas e covardes desprezam o medo. O medo nos mantém vivos." - Página 114

       O livro é divido em dois tipos de narração, no presente com a Mac tentando lidar com sua ausência no novo lar para ter que cuidar das Histórias, tudo isso por conta do prédio onde se mudaram ser muito antigo e conter muitos segredos portanto muitas Histórias e também têm as lembranças da Mac com Da que sempre trazem algum ensinamento seja para Mac ou seja para nós que estamos lendo.

                     " Minha vida vai virar um registro de todos os momentos. Ela pode ser fragmentada dessa maneira. Eu apreciava a lógica daquilo, a certeza. Não somos nada além de momentos registrados." - página 297                              

        A obra mantém um tom misterioso o que aguça a curiosidade do leitor, a escrita é algo que se deve levar em conta: leve, fluída e fácil. Um livro que já entrou para lista de favoritos.
        Atualmente o livro têm uma continuação (The Unbound), ainda não publicada no Brasil porém não vejo a hora de poder ler alguma outra obra da autora. 

                                                 
                                            Outras Capas:

                        


                                            
                   


Avaliação:
 - Favorito

You Might Also Like

0 comentários

Disqus Shortname

Comments system

[blogguer] [facebook]

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images